A primeira coisa que você deve notar numa vela é sua cor. Mais importante do que o material do qual ela é feita, a cor vai direcionar a energia da vela para uma determinada intenção. Você precisa se certificar que é a mesma intenção que você tem. Em resumo você e a vela precisam estar na mesma direção.
As cores influenciam tudo!
Vela branca: A vela branca é a mais comum das velas e a que não deve faltar no seu estoque pessoal. Na falta da cor adequada, ela é a substituta perfeita, pois pode se adequar a qualquer intenção. Ela clareia a mente. Sendo ideal quando a pessoa está ansiosa. Confusa e desorientada. Ela também acalma, sendo uma opção em tempos de crise. Excelente para rituais de abertura de caminhos, sua luz afasta as trevas e desata nós. Esta cor nunca sobrecarrega e deve ser empregada se a pessoa tiver dúvidas sobre qual cor usar.
Esta vela também fortalece a criatividade, a imaginação e a fertilidade. Protege as crianças desde o útero materno até os oito anos. Reforça os laços familiares, representando a harmonia e pureza no lar. Ela purifica todo o organismo, mas ajuda principalmente na cura de doenças estomacais, das glândulas mamarias, do sistema linfático, do sistema nervosos central e do parassimpático. Protege as menstruações, a gravidez e os partos.
Traz paz e harmonia para pessoas e ambientes. É indicada para iluminar o caminho dos mortos (mas lembre-se de que não se acende vela aos mortos dentro de casa) e para fortalecer seu anjo da guarda. Também é a vela usada para agradecer as entidades.
Vela Laranja: Esta vela representa o sol, embora em algumas tradições misticas o laranja esteja ligado a Mercúrio. E uma cor muito boa quando precisamos de energia e é indica para rituais de suade. Combate a depressão e a apatia, incentiva a criatividade, as atividades artísticas e desportivas. É uma revitalizadora de todo o organismo, mas ajuda principalmente a proteger e restabelecer o coração, a coluna vertebral, o baço, o duodeno, a vista e a fertilidade. Ela também da alegria e vigor.
Vela Vermelha: A vela vermelha nos concede autoridade, vitalidade e paixão. Ela nos protege de acidentes e de situações de violência e perigo físico, é a melhor ajuda para a proteção de entes queridos, pois é a melhor vela para rituais de defesa. Ela dá impulso para situações que precisam de uma resolução rápida, atuando também na parte financeira. Auxilia em qualquer intervenção cirúrgica. Traz vitalidade a todo o corpo mas protege principalmente a cabeça, o rosto, os órgãos sexuais, as vias urinarias, os rins, as glândulas suprarrenais, a circulação sanguínea e as secreções biliares e hepáticas.
Vela amarela: Esta vela nos permite dar forma e movimento a nossas ideias. é a vela da comunicação. Representa a ordem, o raciocínio e a lógica. Protege especialmente os pulmões e os brônquios, a respiração, o sistema cerebral e suas ramificações nervosas, a língua, os ouvidos, os intestinos, os braços e as mãos. Ela ajuda a vencer a timidez e favorece as relações sócias. Intensifica a memória, a agilidade mental, a eloquência e a capacidade de entender entrelinhas. Também ajuda na cura de doenças psicossomáticas. É a vela para trabalharmos com assuntos da mente, sendo ideal para rituais em que se deseje inspiração e compreensão de alguma matéria intelectual. A vela amarelo canário é ligada ao sol e é usada para alcançar prosperidade, brilho, fama, fortuna. Quando a vela é amarela clarinha, está ligada a energia dos ele mentais do ar, especialmente fadas e é indicada nos assuntos relacionados a amizade inspiração e aprendizado.
Vela Rosa: Por estar muito ligada as forças do coração, esta vela atrai seres e forças ligadas a este plano sutil. A vela rosa simboliza o amor incondicional e as relações regidas por afeto intenso. Provoca a atração e desperta a sensibilidade e os sentimentos nobres e puros. Protege o tato a sensibilidade, o metabolismo, as funções renais, os órgãos sexuais femininos, a região lombar, a derme e o cabelo. Ela concede a harmonia necessária que deve haver entre as funções orgânicas. Evita o contagio e a propagação das doenças venéreas, assim como a depressão.
Vela Azul: Quando azul clara, trabalha a interiorização, tranquilidade, paz e harmonização. Abre as portas do mundo oculto, tornando fácil a comunicação astral. Ótima na luta contra o medo. Quando o azul é mais profundo, representa o prazer de viver e tudo aquilo que nos desperta gosto pela vida. Ela estimula a sensualidade, a autoestima e induz a conquista material. Ela protege a garganta, a laringe, a faringe, a tireoide, a língua, as cordas vocais e a fala e o paladar, a trompa de Eustáquio, o cerebelo, as vértebras cervicais e a nuca. A vela azul índigo deve ser usada para os pedidos relacionados a dinheiro e assuntos ligados a finanças. Seus efeitos são muito rápidos.
Vela Violeta: Violeta é a cor da espiritualidade e a cor de Saint Germain, mestre Ascensionado da chama violeta que auxilia na queima do karma. Ligada ao chacra do fogo, ajuda na purificação de nosso ser. Ela aumenta a nossa capacidade de sacrifício e a perseverança. Protege os missionários e os imigrantes. Atua sobre o pâncreas e o metabolismo endócrino, na circulação arterial e depuração do sangue. Evita processos infecciosos. Protege os pés, a pele, os músculos e as cadeiras. Auxilia para que as pessoas se livrem de diversos tipos de vícios: cigarros; álcool; drogas; fármacos e as depressões suicidas induzidas por este tipo de dependência. A vela violeta é muito utilizada em rituais de purificação e proteção. Pois trabalha com a misericórdia divina que pode aliviar nossas provas, se pedirmos. Com ela você pode purificar seu campo astral e queimar as energias negativas que rondam o ambiente. Esta vela também pode ajuda – lo a dissolver suas dívidas karmicas.
Quando falamos que esta vela queima Karma, não estamos falando de anistia. Todos precisamos pagar nossas dívidas. O que essa vela faz é amenizar as parcelas, abater os juros, tornar esse pagamento (chamado regate karmico) mais facil, fazendo surgir outras oportunidades de aprendizado e crescimento. A vela violeta deve ser usada sempre que o problema que queremos resolver parece estar ligado ao karma.
Vela verde: É a vela que trabalha na renovação e regeneração. Usamos a vela verde sempre que precisamos renovar alguma coisa. Seja a nossa esperança, seja uma situação. O verde atua diretamente na saúde, especialmente na regeneração de tecidos e recuperação de cirurgias e acidentes. Essa vela pode ser usada também em rituais para alcançar a fertilidade, a abundancia e a fartura. Em algumas tradições, a vela verde está ligada ao mundo material, posto que o verde é a cor da natureza. Ela simboliza a estabilidade, a fidelidade, a constância, a responsabilidade, a perseverança, a longevidade, o êxito na profissão, a sabedoria e transcendência. Protege os idosos e ajuda a evitar as doenças senis. Atua sobre os ossos, os dentes, a hipófise, as ramificações neurológicas e todas as partes dos organismo consideradas frágeis e delicadas.
Vela preta: A cor preta é uma especie de esponja que atrai para si praticamente qualquer cousa. Isso se aplica a roupas e, naturalmente, as velas. Usamos a vela preta em rituais de limpeza e em esbats de Lua Negra, outro ritual voltado para a purificação. A vela negra também é utilizada em rituais de banimento. Nós a acendemos mentalizando tudo o que não queremos mais em nossas vidas.
Vela prata: Uma vela muito poderosa, a prateada trabalha com os espíritos da lua e é usada para saudar a grande mãe, o poder feminino da divindade. Com ela, podemos obter iluminação, proteção contra espíritos e energias negativas em geral, limpeza, vidência e prosperidade. é uma vela tão poderosa por lidar com uma egrégora muito elevada que é muito difícil corrompe la (fazer uma magia negativa com ela).
Vela Dourada: Ligada aos espíritos do sol, nós a usamos para representar Deus, a força masculina da divindade. Ela é empregada em rituais para obter força, brilho, fama, fortuna, prosperidade e conhecimento. Ela dá energia e vitória, tornando a pessoa capaz de conquistar suas metas. Esta é a única vela impossível de corromper. Ela só trabalha para a construção.
Fonte: http://www.asenzala.com/